Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Selo recebido


A amiga Lucinha presenteou este blog com este maravilhoso selo, que agradeço, e para o aceitar tenho de indicar 15 blogs que recomendo.
Bem, 15 é um bom número, apesar de eu ter mais do que esse número de blogs que sigo e aprecio, mas decidi que não vou escolher nenhum pois custa-me deixar sempre alguém para trás. Não voltarei a fazer este tipo de "jogo", acho que o que se oferece deve ser oferecido sem regras e portanto ofereço-o a quem quiser levar, livremente e sem regras ou deveres.
Peço desculpa à Lucinha e a outras pessoas a quem já ofereci selos com regras e que as cumpriram, mas hoje deu-me para isto...

sábado, 29 de janeiro de 2011

"Bem aventurados..."


Vendo a multidão, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar:
«Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra como herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós».
(Mt 5,1-12)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Iniciativa pelos abortados


No próximo dia 11 de fevereiro (dia de Nossa Senhora de Lourdes) faz 4 anos que foi aprovado em referendo a legalização do aborto em Portugal. Lembrei-me de fazermos qualquer coisa em grupo, tipo uma novena ou algo parecido, ou então publicarmos todos, nesse dia, uma pequena oração, comprometendo-nos a rezar o terço ou a ir à missa nesse mesmo dia por todas as crianças que foram impedidas de nascer desde então.
O que acham? Digam qualquer coisa, opiniões ou sugestões, para nos organizarmos nesta iniciativa. Pode participar quem quiser, independentemente de ter participado noutras iniciativas nossas ou não.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Prece ao Senhor


Senhor,
lembra-nos que existes
recorda-nos quem És,
consola os olhos tristes
guia os cansados pés
e traz a esperança
aos corações feridos,
dá alma de criança
aos sonhos já vencidos...

(Felipa Monteverde)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Padre Léo: a felicidade não está nos bens materiais



"Roubei" este vídeo do blog da Teresinha, achei-o demais!
Vale a pena ver.
Ouvi falar neste padre há pouco tempo, por causa do Terço de Betânia, e agora assisto a este ótimo "sermão" dele, é o máximo!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O lavrador da arada


Vindo o lavrador da arada,
Encontrou um pobrezinho ;
E o pobrezinho lhe disse:
-Leva-me no teu carrinho.

Deu-lhe a mão o lavrador,
E no seu carro o metia;
Levou-o para a sua casa
Prà melhor sala que tinha.

Mandou-lhe fazer a ceia
Do melhor manjar que havia;
Sentou-o na sua mesa,
Mas o pobre não comia.

As lágrimas eram tantas
Que pela mesa corriam;
Os suspiros eram tantos
Que até a mesa tremia.

Mandou-lhe fazer a cama
Da melhor roupa que tinha:
Por cima damasco roxo,
Por baixo cambraia fina.

Lá pela noite adiante
O pobrezinho gemia;
Levantou-se o lavrador
A ver o que o pobre tinha.

Deu-lhe o coração um baque,
Como ele não ficaria!
Achou-o crucificado
Numa cruz de prata fina.

-Meu Jesus, se eu tal soubera,
Que em minha casa Vos tinha,
Mandava fazer preparos
Do melhor que encontraria.

-Cala-te aí, lavrador,
Não fales com fantasia.
No céu te tenho guardada
Cadeira de prata fina,
Tua mulher a teu lado,
Que também o merecia.

(Da tradição popular)

(Retirado do Livro de Leitura da 3ª classe, Ministério da Educação Nacional)

domingo, 2 de janeiro de 2011

«Nós vimos a Sua estrela no Oriente»


Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente.
- Onde está - perguntaram eles - o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O.
Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias.
Eles responderam:
- Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta: "Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo".
Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas
sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes:
- Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O.
Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino.
Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, caindo de joelhos, prostraram-se diante d’Ele e adoraram-n’O.
Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra.
E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.
Mt 2, 1-12

Mal acabei esta mensagem recebi a seguinte por e-mail, que copio por achar que a completa:

Os Reis Magos

"Eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém perguntando: 'Onde está o rei dos Judeus, que acaba de nascer? [...] viemos adorá-Lo' [...]. Eis que a estrela que tinham visto no Oriente, ia-lhes à frente até parar sobre o lugar onde estava o menino [...] e o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra" (Mt 2,1-12).

Não eram reis, mas sim, sábios, estudiosos, e também pouco importa. A mensagem é mais forte do que este detalhe. Esta narração tão plástica e viva, enriquecida posteriormente com aspectos lendários, como o nome dos três (Melchior, Gaspar e Baltazar), traz duas grandes mensagens teológicas:

- Cristo não veio apenas para os judeus, mas para redimir toda a humanidade. Ele é o polo para o qual convergem todas as raças.

- A segunda grande mensagem está relacionada com os presentes oferecidos pelos magos: ouro, incenso e mirra. O evangelista Mateus expressa por meio destes símbolos a fé vivenciada pelos primeiros cristãos: Cristo é Rei dos Reis (daí o ouro), é filho de Deus (o incenso) encarnado (a mirra).

Oração:

Senhor, que neste dia revelastes o vosso Filho Unigénito aos gentios guiados por uma estrela, a nós que já Vos conhecemos pela fé, levai-nos a contemplar face a face a vossa glória. Por Nosso Senhor.