Depois disto, Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no posto de cobrança. Disse-lhe: «Segue-me.»
E ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu-o.
Levi ofereceu-lhe, em sua casa, um grande banquete; e encontravam-se com eles, à mesa, grande número de cobradores de impostos e de outras pessoas.
Os fariseus e os doutores da Lei murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?»
Jesus tomou a palavra e disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os que estão doentes.
Não foram os justos que Eu vim chamar ao arrependimento, mas os pecadores.»
Lucas 5,27-32.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiS9dWGdMhJOIh0C_LkqK17nquYDdaQL3tqqvqWLmDzoPMHwL22rJRhSuz_tguZJuIsqapv3SKGhC7eHzY9i_-kKF90C93wmxy943BgUvNNLLn9HOaZI-eyg0aoIhxjXnqOQyAVLizyiQI/s280/jesusnacruz.jpg)
Cristo na cruz clama em alta voz. [...] Oferece a paz, dirige-se a ti, desejoso de te ver abraçar o amor [...]: Contempla isto, bem amado! Eu, o Criador sem limites, desposei a carne para ser capaz de nascer de uma mulher. Eu, Deus, apresentei-Me aos pobres como o seu companheiro. Escolhi uma mãe humilde. Comi com publicanos. Os pecadores não Me inspiraram aversão. Suportei os perseguidores. Fiz a experiência do chicote, e «rebaixei-Me a Mim mesmo até à morte e morte de cruz» (cf Fil 2, 8). «Que mais poderia Eu fazer [...] que não tenha feito?» (Is 5, 4) Abri o Meu lado à lança. Deixei que trespassassem as Minhas mãos e os Meus pés. Porque não olhas para o Meu corpo ensanguentado? Porque não dás atenção à Minha cabeça inclinada (Jo 19, 30)? Aceitei ser contado entre o número dos condenados e, submerso em sofrimentos, morri por ti, para que tu vivesses para Mim. Se não te preocupas contigo, se não procuras libertar-te das teias da morte, pensa, pelo menos agora, em Mim que derramei por ti o tão precioso bálsamo do Meu próprio sangue. Olha-Me no momento da morte, e detém essa tua tendência para o pecado. Sim, cessa de pecar: custaste-Me demasiado caro!
Por ti encarnei, por ti também nasci, por ti submeti-Me à Lei, por ti fui baptizado, menosprezado pelas injúrias, detido, amarrado, coberto de escarros, escarnecido, chicoteado, ferido, pregado à cruz, dessedentado com vinagre, e por último imolado por ti. O Meu lado está aberto: agarra o Meu coração. Corre, abraça-Me: ofereço-te um beijo. Adquiri-te como parte da Minha herança, de modo que nenhum outro te possuísse. Entrega-te todo inteiro a Mim, pois Eu entreguei-me todo inteiro a ti.
(Richard Rolle (c. 1300-1349), eremita inglês)
(http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=commentary&localdate=20110312 )
Termino com uma pequenina oração popular:
Ai, meu Jeus
dai-me força, vida e luz
pra seguir Vosso caminho
e levar a minha cruz.
Amanhã seguiremos com a Dulce http://degraudesilencio.blogspot.com/
Rezo contigo: "Ai, meu Jesus, dai-me Força, Vida e Luz prá seguir Vosso caminho e levar a minha cruz". Felipa, minha amiga de além mar, preciosa oração, pois está inserida nas palavras , no pedido que Ele nos faz: seguí-lo sem temor algum. Parabéns pela linda caminhada!
ResponderEliminarOlá Felipa,
ResponderEliminarComo Jesus continua a apelar à nossa humildade, a que nos purifiquemos para melhor entendermos o significado da Sua Morte de Cruz e todo o sofrimento até aquele momento em que Se entregou por Amor de toda a humanidade.
Que saibams caminhar com Ele e que nos ilumine no sentido da nossa converesão olhando e aceitando todos de maneira igual.
Que Ele seja sempre o nosso exemplo de Caminho de Verdade e Vida.
Muito obrigada pela tua reflexão, profunda,que nos impele a mergulhar verdadeiramente no Mistério da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus.
Um beijinho.
Ailme
Amiga Felipa,
ResponderEliminar"Que mais poderia Eu fazer [...] que não tenha feito?"(Is 5, 4)
obrigada. Reflito no quanto estou indo ao encontro de Cristo e ralizando... Muito linda e profunda essa partilha. A quaresma nos pede isso, conversão diária, para que possamos também nos entregar por inteiro!
obrigada,
beijinhos
Gisele
Salve Maria!
ResponderEliminarEspetacular sua escolha para reflexão; propícia, concisa e muito salutar a escolha do texto deste Eremita para nossa caminhada.
Fiquei encantada e profundamente admirada em ler o texto. Irei nesta quaresma retornar a leitura de sua reflexão.
Que Deus a abençoe, fiquemos sob o Manto da Santíssima Virgem Maria, a Santa Mãe de Deus!
Parabéns!
Amiga Felipa
ResponderEliminarneste 4º dia de caminhada a escolha não poderia ser melhor. Tocou-me profundamente este texto que ressalta a entrega de Jesus por nós e ainda nos perdoa, abraça e nos chama.
Também quero ir neste caminho de luz. Sigo cantando assim:
Oh meu Jesus / És verdade e vida
Caminho de luz
Força que me ergue / quando estou vencida
Na dor e n`alegria / Por Ti minh`alma clama
Feliz ou sombria / Em Ti se refugia
Só porque Te ama
Obrigada. Que o Espírito Santo nos ilumine!
Abraço em Cristo e Maria
Linda reflexão, que Deus te abençõe e continuamos a evangelizar sem preconceitos pois Jesus buscava as pessoas mais diferentes desse mundo.
ResponderEliminarFirmes e fortes na caminhada quaresmal
Paz e Bem!!
Abraço fraterno
Felipa, gostei muito desta reflexão e gostei muito também da oração popular que não conhecia.
ResponderEliminarComo a simplicidade é bela e verdadeira!
Um abraço amigo em Cristo
Cara Felipa,
ResponderEliminarÉ, realmente, este amor de Cristo que nos transforma em seres melhores. É esta dor e esta sede de o seguir que nos transforma...
Uma boa caminhada.
Felipa,
ResponderEliminar"Por ti encarnei, por ti também nasci, por ti submeti-Me à Lei, por ti fui baptizado, menosprezado pelas injúrias"...
Precioso texto, onde vem nos lembrar que o sacrifício da cruz, não foi em vão.
Esse Jesus Crucificado que sofreu amargamente por nossos pecados.
A caminhada da Quaresma, é providência Divina, para que possamos refletir muito sobre a nossa fé cristã.
Abraço fraterno,
Belo texto, para ser lido, meditado e rezado.
ResponderEliminarBom Domingo para todos os caminhantes.
realmente ele deu tudo por nós ,, que mais poderia ele dar ou fazer ,,,,,, nada ..
ResponderEliminargostei da reflexão ..
beijo ..