Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Bento XVI resignou há um ano

Bento XVI resignou há um ano. Depois da surpresa inicial a Igreja preparou-se para a escolha do sucessor. O mundo católico aguardou com expectativa a chegada do próximo representante de Cristo na terra. E Francisco, escolhido pelo Espírito Santo e eleito pelos cardeais, surgiu aos olhos do mundo vestido de branco.


Lembro-me bem desse dia mas recordo sempre o dia da eleição de Bento XVI e a sua aparição na varanda. Depois de eu ter ouvido, naquele dia e nos anteriores, comentários sobre a possível eleição de Joseph Ratzinger, o "nazi", o "inquisidor", etc, e como seria difícil para os católicos aceitá-lo depois de terem tido João Paulo II por tantos anos, que seriam inevitáveis as comparações, que Bento XVI seria sempre preterido ao anterior, etc e mais etc, ao ver surgir aquele velhinho de olhos inteligentes e profundos, com ar bondoso e tímido, rendi-me... foi amor à primeira vista, foi sim. Eu nunca antes o havia visto e apaixonei-me.


Amo Bento XVI como amaria um avô, se o tivesse.
Gosto do Papa Francisco mas amo Bento XVI, é facto.
O mundo rendeu-se a Francisco. Gostei de saber que foi a personagem de 2013, tenha isso a importância que tiver... Gosto de ver tantas imagens no facebook com as suas palavras, as suas mensagens, etc. Mas o "meu" Papa continua a ser Bento XVI.
Francisco e Bento XVI são completamente opostos na postura. Um fala muito, o outro escreve muito. Um é tímido e reservado, o outro é extrovertido e simpático. E muitas outras diferenças há entre os dois... porém, algo têm em comum, algo que os une: o amor a Deus e à Igreja.
Por amor um renunciou à cadeira de Pedro, por amor o outro a aceitou. Muito haveria a dizer dos dois mas prefiro referir apenas que são dois grandes homens, dois santos.

Sem comentários: