Realizou-se hoje, em Viana do Castelo, a peregrinação anual ao templo-monumento do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia.
Todas as freguesias do concelho fazem parte da peregrinação, com as suas bandeiras, os diversos Movimentos, os escuteiros e o povo.
São centenas de pessoas, monte acima, rezando e cantando, durante 5 km, a pé.
Os devotos passam em redor do altar-mor, onde estão as imagens do Coração de Jesus e Santa Luzia.
O Templo-Monumento glorifica o nome de Santa Luzia, advogada da vista a quem o Capitão de Cavalaria Luís de Andrade e Sousa recorre, na extinta capela de Santa Luzia, acometido de uma grave oftalmia. Já convalescido, institui a Confraria de Santa Luzia, como forma de gratificar a graça recebida.
Contudo, é o Sagrado Coração de Jesus o padroeiro do monumento, cuja devoção dos vianenses já vinha desde 1743. Mas foi durante a pandemia da Pneumónica, corria o ano de 1918, que a cidade, chorosa pelos seus entes queridos que haviam perecido, e aterrorizada com a violência de tal flagelo, se consagrou ao Sagrado Coração de Jesus, prometendo subir anualmente em peregrinação ao Monte de Santa Luzia se a pneumónica não ceifasse mais nenhuma vida. Cessada a mortandade, os vianenses fizeram jus ao prometido e rumaram monte acima onde, desde 1904, se construía o templo. Tal promessa ainda hoje se cumpre, no domingo mais próximo da festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus.
(Retirado daqui.)
1 comentário:
Felipa,
Que imagens lindas!
Amei o interior da Igreja.
Passei pra deixar um abraço. Saudade.
Enviar um comentário