O Frei Ranieiro Cantalamessa - pregador da Casa Pontifícia, no livro "Preparai os Caminhos do Senhor", faz uma proposta de "Jejum do Mundo".
Segundo ele, existe um tipo de mortificação possível a todos e, acima de tudo, benéfica, que é o jejum das notícias inúteis e das imagens do mundo.
Ele afirma que vivemos num mundo no qual a comunicação em massa nos bombardeia com notícias, informações, propagandas, imagens que corroem a nossa vida espiritual. Estas informações e imagens, presentes na televisão, na publicidade, nos espectáculos, nos jornais, nas revistas, na internet, tornaram-se o veículo privilegiado para a expansão da ideologia mundana, consequentemente afastam-nos da união com o Senhor.
Podemos constatar isto na nossa vida. Nós sabemos quão difícil é recolhermo-nos para rezar no meio de tanto "barulho". Um exemplo claro disto, é quando acabamos de nos "encher" de algumas informações e vamos rezar...parece que não "desligamos", ficamos a pensar no telemóvel que poderá tocar, na notícia que acabámos de receber, na última conversa (inútil) que tivemos, daquela bendita música - mundana, que não sai da nossa cabeça -, enfim, levamos no nosso coração todos os emaranhados de notícias que acabámos de ouvir e ver.
Oração:
Concedei-nos, Senhor, que, instruídos pela observância quaresmal e alimentados pela vossa palavra, nos consagremos totalmente a Vós e perseveremos unidos na oração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
(Recebi por e-mail)
2 comentários:
Ora aí está um bom jejum. Muito bem!
Orei contigo Felipa.
Realmente é urgente libertar a cabeça de tudo isso para podermos estar mais próximos de Jesus.
Beijinhos
Utilia
Enviar um comentário