Hoje vou falar sobre o jejum, acho que jejuar é muito importante para o crescimento espiritual.
Jesus jejuou, muitos santos jejuavam, e a Igreja determina dois dias de jejum por ano, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Jejuar é comer apenas uma refeição completa por dia, podendo-se tomar o pequeno almoço e lanchar. Há também quem faça o jejum a pão e água, tomando apenas estes alimentos durante todo o dia (desde a meia-noite até à meia-noite seguinte).
Este ano o meu compromisso de quaresma é fazer jejum três dias por semana, às segundas, quartas e sextas.
Faço jejum a pão e água (mas tomo café) até às 5 horas da tarde.
Não me custa muito, Deus ajuda e o corpo habitua-se; e jejuar a pão e água faz bem ao corpo, pois ajuda a eliminar toxinas.
Também não como doces, durantes estes 40 dias. Posso comer bolachas e biscoitos secos mas nada de bolos, nem sequer bolachas recheadas. Posso comer chocolate em tablete mas só o clássico, sem recheios ou frutos secos, e pouco. Nada de bombons, pastéis de nata ou afins.
Este é o primeiro ano que faço este tipo de jejum, na Quaresma, mas a abstinência de doces já é habitual.
Só no domingo de Páscoa volto a comê-los mas começo logo de manhã, com um bom prato de arroz-doce ao pequeno-almoço (acho que Deus me perdoa o pecado da gula, neste dia!).
Senhor, esta semana tenho muito a agradecer, foste muito generoso para comigo.
E eu gostava de te dizer tantas coisas, coisas bonitas, coisas que te agradassem, coisas que te mostrassem o que sinto, mas faltam-me as palavras, falta-me a inspiração, embora permaneça em mim esta ânsia de te agradar, de te mostrar todo o amor que por ti sinto.
Entra no meu coração, penetra no meu ser, anda ver como eu te amo, Senhor! Anda ver, anda ver, entra em mim e saberás quão grande é o meu amor por ti.
Amo-te, Senhor Jesus, amo-te.
Blogues participantes nesta caminhada:
Regina
Utília
Marili
Maria Luiza
Ailime
Felipa