Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

sábado, 3 de março de 2012

Caminhada da Quaresma - 2012


Este ano vamos caminhar de um modo diferente, pois não haverá postagem individual obrigatória. Todos os blogues postam ao sábado, como uma forma de rever o que se fez durante essa semana para o nosso crescimento interior, a nossa preparação para a Páscoa.
Hoje vou postar um texto que recebi por email. Não pude fazer muito esta semana devido a uma enxaqueca que começou na segunda-feira e só hoje foi embora, por isso não posto um texto original mas para a próxima semana conto fazê-lo.
Todos são convidados a caminhar, basta dizerem isso num comentário e deixarem o link do blog (há quem tenha mais do que um e precisamos de saber em qual caminha connosco). Postaremos todos os sábados até à Páscoa, pode ser reflexão, oração, poema, o que cada um quiser.
Que o Senhor nos ilumine e ajude a caminhar.

A VIA-SACRA

A via-sacra é um acto litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo. Enquanto o sacerdote lê trechos dos Evangelhos, os fiéis meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da paixão de Jesus e que se encontram nas paredes laterais das igrejas.
Esta maneira de meditar vem do tempo das Cruzadas (séc X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram a recordar os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Nas suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. 
O objetivo é um só: valorizar as ações de Cristo e reconhecer a presença de Deus mesmo na dor e no sofrimento. 
 Os 14 quadros - ou estações, contam a trajetória de Jesus desde a Sua condenação até ao Seu sepulcro.  Aparecem em sequência: a condenação, Jesus carregando a cruz, o encontro com Maria, a ajuda que recebeu de Simão Cirineu, as três vezes que caiu, o consolo às mulheres de Israel, a ocasião em que a Verónica enxugou o seu rosto, o momento em que foi despido, a sua crucificação, morte, a descida da cruz e, por fim, o seu sepultamento.

6 comentários:

Ailime disse...

Boa tarde Felipa,
Grata pela sua partilha.
Que pela Via Sacra compreendamos melhor o quanto Jesus sofreu por Amor de todos nós!
Não sei se nas próximas semanas poderei "postar" mesmo ao sábado. Não estive ontem e também não estarei no próximo sábado.
Também por problemas de saúde de familiar não poderei comprometer-me para dias certos, mas vou tentar sempre que puder que as minhas partilhas estejam relacionadas com a Quaresma.
Continuação de um bom domingo e graças a Deus que se encontra restabelecida.
Beijinhos,
Ailime
(Este desafio é o mesmo proposto por Filha de Maria?)

Utilia Ferrão disse...

Origada Felipa
Vou calçar as minhas sandálias e sábado lá estarei a caminhar convosco. junto-me a vós. é que que: "aonde um ou dois estiverem reunidos em meu nome eu estarei no meio deles"
Presente.
Convida as outras pelo facebook será mais fácil.
beijinhos e vamos apanhar força para irmos apanhar os que já estão caminhando.

Maria Luiza disse...

Plac! Plac! Plac! Aplaudo sim a vc, Felipa que tomou essa iniciativa que hoje, agora mesmo fiquei sabendo por vc, através de um convite do Face. Obrigada pelo convite e se Deus quiser tentarei postar no http://sentidomaior.blogspot.com Beijinhos!

Marili Alves disse...

Obrigada Felipa pelo convite, com certeza aceito e se Deus quiser estarei postando aos sábados mensagens sobre a Quaresma. Grande abraço fraterno e parabéns pela iniciativa.

Felipa Monteverde disse...

Vamos então caminhando e que o Senhor ajude a todos e caminhe a nosso lado.
A iniciativa não é minha, é da Filha de Maria e com sugestão da Utília, que abracei com carinho e iniciei as postagens sem esperar confirmação de ninguém, sabia que Jesus não permitiria que caminhasse sozinha. Obrigada a todas, Deus as abençoe

Regina F.Murbach disse...

Olá Felipa parabéns pela iniciativa. Estou postando sobre a quaresma já a dois fins de semana. Se minha postagem valer caminhada, estou dentro. Como disse Ailime, que plea via sagra possamos comprender todo o sofrimento de Jesus por nós. Ah! eu também andei com enxaqueca esse final de semana. Um abraço e Deus te abençoe. Regina.