Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Rasgou-se o véu do templo...


O VÉU DO TEMPLO

Ultimamente tenho aprendido muitas coisas e uma das mais importante foi sobre o templo de Jerusalém.
No templo havia vários espaços públicos, destinados a certo tipo de pessoas.
Havia o espaço para toda a gente em geral, homens, mulheres, judeus e estrangeiros (ou não-judeus) depois o espaço onde podiam entrar apenas os judeus, homens e mulheres, havendo pena de morte para quem ousasse lá entrar, sendo estrangeiro. Havia depois o espaço onde só aos homens era permitido ir, depois o espaço onde apenas era permitida a presença de sacerdotes e finalmente havia o chamado Santo dos Santos, onde só o sumo-sacerdote entrava, e apenas uma vez por ano.
A separar o Santo dos Santos havia uma grande cortina, chamada véu.
E foi esse véu que me chamou a atenção, pois foi isso que se rasgou quando Jesus morreu na Cruz.
Segundo a explicação que ouvi o véu rasgou-se no momento da morte de Jesus porque esse era o sacrifício perfeito, aceite por Deus, e a partir daquele momento Deus não estaria apenas destinado a alguns mas a todos, a todo o mundo criado por Ele, já não haveria barreiras entre Deus e os homens, qualquer que fosse a sua nacionalidade, judeu ou não-judeu, circuncidado ou incircunciso.
Por isso o véu se rasgou. E depois de anos a ler isso só agora compreendi o que foi que se rasgou e porquê.

A partir da morte de Jesus, Deus passou a ser de todos e não apenas daqueles que se consideravam o povo escolhido. Com a morte de Jesus Deus passou a habitar no coração de cada homem, permanentemente. Deus passou a ser o Pai de todos, sem exceção.

Senhor Jesus, permanecei no meu coração para sempre, aconchegai-vos no meu peito e habitai em mim, tornai-me parte de Vós, tornai-Vos parte de mim.

1 comentário:

Utilia Ferrão disse...

Felipa fico feliz de aprender o que era o véu do templo também não sabia.
Obrigada pela explicação
beijinhos amiga
Utilia Ferrão