Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

O que significa a palavra Cristo?

Ontem à noite eu e os meus dois filhos mais novos estivemos a conversar à lareira. A conversa iniciou-se com enredos de livros e de filmes e de repente estávamos a falar de Jesus e de parábolas. E um deles perguntou por que é que Jesus não se chamava Emanuel, como o Anjo tinha dito. Expliquei que Emanuel quer dizer Deus connosco, é uma espécie de título. O Anjo mandou que José lhe pusesse o nome de Jesus.
E por que é que se chamava Cristo? O mais novo achava que era sobrenome da Mãe, que o nome de Nossa Senhora seria Maria Cristo (o que me ri!) e que o nome completo de Jesus era Jesus Cristo Emanuel: Jesus o nome d'Ele, Cristo sobrenome da Mãe e Emanuel porque o Pai mandou. Mais gargalhadas!
Depois tivemos um debate sobre a palavra Cristo, o que quer dizer. Eu achava que queria dizer "crucificado" porque só após a morte de Jesus se começou a chamar-Lhe assim. Seria?
Um deles encontrou a solução: temos em casa um dicionário de Latim, era consultá-lo.
Pois, mas será que a palavra Cristo é latina ou hebraica? É latina. Tivemos a confirmação: Christus, em latim, quer dizer ungido. Portanto, Cristo quer dizer ungido, o ungido do Senhor.
Mais uma coisa que aprendi, eu juraria que Cristo queria dizer crucificado...

6 comentários:

chica disse...

Linda reflexão e bom o aprendizado em família! beijos, de volta,chica

Ailime disse...

Linda e profícua, Felipa, essa conversa com os seus filhos! E na verdade é mesmo Ungido! Tantas vezes que já ouvi e também não me lembrava! São reflexões assim que todas as Famílias deveriam ter presentes e falo a começar pela minha. Beijinhos e obrigada por este valiosíssimo testemunho. Ailime

Alfa & Ômega disse...

Linda família a dialogar sobre Cristo! Muito bem, Felipa! Faço votos que que sua lareira seja o lugar de muitos diálogos assim! Grande abraço, amiga!

Lucinha disse...

Felipa,

Acabei de aprender com você sobre o Santo Homem Bom, e agora o significado da palavra Cristo.
Confesso que pensava o mesmo que você. Rs

O mais lindo disso tudo, é uma conversa de família à beira de uma lareira pra falar de um asssunto tão lindo.

Um abençoado Domingo. Beijos

AnaCristina disse...

não sou lá expert nesse assunto mas já tinha lido em algum lugar que cristo significa ungido...mas tambem achava que era de origem hebraica, e não latina...o que alias faz bastante sentido....será que cristina vem de cristo? vou perguntar pro tio google.

teresa disse...

que belo serão que vocês tiveram amiga .. bendito seja DEUS ,,,

o meu pequenino também gosta muito de fazer assim perguntas , e eu adoro falar com ele sobre jesus ...

jinhos