Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

domingo, 2 de janeiro de 2011

«Nós vimos a Sua estrela no Oriente»


Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente.
- Onde está - perguntaram eles - o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O.
Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias.
Eles responderam:
- Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta: "Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo".
Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas
sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes:
- Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O.
Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino.
Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, caindo de joelhos, prostraram-se diante d’Ele e adoraram-n’O.
Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra.
E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.
Mt 2, 1-12

Mal acabei esta mensagem recebi a seguinte por e-mail, que copio por achar que a completa:

Os Reis Magos

"Eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém perguntando: 'Onde está o rei dos Judeus, que acaba de nascer? [...] viemos adorá-Lo' [...]. Eis que a estrela que tinham visto no Oriente, ia-lhes à frente até parar sobre o lugar onde estava o menino [...] e o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra" (Mt 2,1-12).

Não eram reis, mas sim, sábios, estudiosos, e também pouco importa. A mensagem é mais forte do que este detalhe. Esta narração tão plástica e viva, enriquecida posteriormente com aspectos lendários, como o nome dos três (Melchior, Gaspar e Baltazar), traz duas grandes mensagens teológicas:

- Cristo não veio apenas para os judeus, mas para redimir toda a humanidade. Ele é o polo para o qual convergem todas as raças.

- A segunda grande mensagem está relacionada com os presentes oferecidos pelos magos: ouro, incenso e mirra. O evangelista Mateus expressa por meio destes símbolos a fé vivenciada pelos primeiros cristãos: Cristo é Rei dos Reis (daí o ouro), é filho de Deus (o incenso) encarnado (a mirra).

Oração:

Senhor, que neste dia revelastes o vosso Filho Unigénito aos gentios guiados por uma estrela, a nós que já Vos conhecemos pela fé, levai-nos a contemplar face a face a vossa glória. Por Nosso Senhor.

3 comentários:

Ailime disse...

Filipa,
Que a Estrela que brilhou no céu e guiou os Reis Magos até Belém continue a derramar a Sua Luz sobre nós e nos ajude em todos os momentos das nossas vidas.
Grata pela sua partilha.
Um beijinho da
Ailime

Miguel Afonso disse...

Eles viram a estrela
e sairam a buscar
o Rei que havia nascido
nessa noite de luar...

Utilia Ferrão disse...

Os magos souberam oferecer a Jesus lindos presentes.
Possamos também nós
pelo ouro reconhecer a sua Realeza.
pelo insenso a sua espiritualidade.
pela mirra a sua morte na imortalidade.
Beijinhos da Utilia
Feliz 2011
Muita Paz e obrigada pelo ser que é