Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

sábado, 10 de março de 2012

Caminhada da Quaresma - 2012


Hoje vou falar sobre o jejum, acho que jejuar é muito importante para o crescimento espiritual.
Jesus jejuou, muitos santos jejuavam, e a Igreja determina dois dias de jejum por ano, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Jejuar é comer apenas uma refeição completa por dia, podendo-se tomar o pequeno almoço e lanchar. Há também quem faça o jejum a pão e água, tomando apenas estes alimentos durante todo o dia (desde a meia-noite até à meia-noite seguinte).

Este ano o meu compromisso de quaresma é fazer jejum três dias por semana, às segundas, quartas e sextas.
Faço jejum a pão e água (mas tomo café) até às 5 horas da tarde.
Não me custa muito, Deus ajuda e o corpo habitua-se; e jejuar a pão e água faz bem ao corpo, pois ajuda a eliminar toxinas.

Também não como doces, durantes estes 40 dias. Posso comer bolachas e biscoitos secos mas nada de bolos, nem sequer bolachas recheadas. Posso comer chocolate em tablete mas só o clássico, sem recheios ou frutos secos, e pouco. Nada de bombons, pastéis de nata ou afins.

Este é o primeiro ano que faço este tipo de jejum, na Quaresma, mas a abstinência de doces já é habitual.
Só no domingo de Páscoa volto a comê-los mas começo logo de manhã, com um bom prato de arroz-doce ao pequeno-almoço (acho que Deus me perdoa o pecado da gula, neste dia!).


Senhor, esta semana tenho muito a agradecer, foste muito generoso para comigo.
E eu gostava de te dizer tantas coisas, coisas bonitas, coisas que te agradassem, coisas que te mostrassem o que sinto, mas faltam-me as palavras, falta-me a inspiração, embora permaneça em mim esta ânsia de te agradar, de te mostrar todo o amor que por ti sinto.
Entra no meu coração, penetra no meu ser, anda ver como eu te amo, Senhor! Anda ver, anda ver, entra em mim e saberás quão grande é o meu amor por ti.
Amo-te, Senhor Jesus, amo-te.


Blogues participantes nesta caminhada:

Regina

Utília

Marili

Maria Luiza

Ailime

Felipa

6 comentários:

Alfa & Ômega disse...

Felipa, que corajosa você é, por fazer jejum. Olha, eu não consigo fazê-lo. Com muito custo o faço só por meio dia, mas continue sim. A melhor subida na espiritualidade se consegue com jejum. Beijos para você!

Luma Rosa disse...

Nunca como açúcar, pois ele leva ao vício, numa roda viva que o corpo pede sempre mais. Se é viciante, não é de Deus! Os efeitos físicos e mentais são logo vistos e o primeiro deles é o cansaço sem explicação, seguido de irritação. Felipa, corte o açúcar de sua vida! Escolha um dia da semana, como o domingo, para matar sua vontade de doces, mas não todos os dias. Dê preferência para consumí-los na parte da manhã, pois terá energia para o dia e poderá gastar as calorias.
Acho muito difícil de fazer o jejum clássico, mas esse de poder tomar duas refeições ao dia, almoço e lanche, ainda não vi. Como tenho problemas de pressão baixa, não posso ficar sem comer, então nessa época, sempre escolho um alimento que me é comum ao dia e não como. Desde que começou a quaresma não como pães, bolos, biscoitos, etc.. e assim vamos!
Cheguei no seu blogue através da lista de participantes da blogagem coletiva "Amor aos pedaços" que a Rosélia confeccionou e que colei em meu blogue também. Estou ajudando na organização da blogagem e vim para conhecer seu bloguinho.
Bom fim de semana!! Beijus,

Dulce Gomes disse...

Quando oiço as recomendações do jejum lembro sempre estas palavras de Isaías:
"O jejum que Eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir o pão com quem passa fome, hospedar em casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar à sua própria gente. Se fizeres isto, a tua luz brilhará como a aurora, as tuas feridas vão sarar rapidamente, a justiça que praticas irá à tua frente e a glória do Senhor te acompanhará. Então clamarás, e o Senhor responderá; gritarás por socorro, e o Senhor responderá: «Estou aqui!»...V.6-9

Tento abster-me de muitas coisas que me dão prazer, mas é neste jejum que foco o meu cuidado.

Um muito obrigada pela vossa caminhada que vou tentar seguir todos os sábados.
Abraço em Cristo e Maria

Ailime disse...

Olá Felipa boa noite,
Acabei de chegar de viagem e embora cansada, muito feliz, porque comemorámos o aniversário do meu rico pai (86 aninhos)graças ao nosso bom Deus.
O jejum uma ótima forma de na Quaresma ajudar ao crescimento espiritual.
Grata pela sua partilha e vamos continuar a caminhar na senda do Senhor que nos ama e nunca nos abandona.
Bj e bom fim de semana.
Ailime

Utilia Ferrão disse...

Amiga Felipa
gosto deste testemunho.
Também tentei evitar os bolos e doces durante esta quaresma.

Mas tento fazer outro jejum: de certos actos, de certas acções e outros vícios que me trazem no futuro uma vida mais saudável .
E também uma vida melhor com Cristo em sociedade.
Obrigada amiga, e Sempre com Cristo, pois Ele é a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele.
Beijinhos e um santo fim de semana

Utilia Ferrão

Dulce Gomes disse...

Venho juntar-me a vós. Às vezes esperneamos para levar a nossa vontade à frente, mas a força com que o Senhor nos movimenta e empurra pode ser um sopro ou uma rajada, mas leva-nos sempre mais longe...

Eis-me aqui, Senhor
Com pouco para dar
Mas de redes prontas
Para me fazer ao mar...

Um beijinho para todas