Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O compasso pascal


Esta é a Cruz que o compasso leva a todas as casas, na Páscoa, para que seja beijada, saudando a Ressurreição do Senhor.  A visita pascal inicia-se pelas 8 da manhã e acaba cerca de 12 horas depois.
O compasso é formado pelo pároco (que reza e abençoa as casas e famílias que recebem a Cruz) o sacristão (que transporta a Cruz), os mordomos (que recolhem as ofertas) e os acólitos (que transportam e tocam a campainha anunciando a chegada da Cruz, a caldeira com a água benta e ainda recolhem ofertas para os Lugares Santos). 
As ofertas são colocadas em envelopes, pelos donos das casas a visitar, em cima de uma mesa ou outro móvel, na sala onde se beija a Cruz.

Eis as orações rezadas em cada casa:

Padre: Cristo ressuscitou. Aleluia! Aleluia!
Todos: Aleluia! Aleluia!


Padre: Cristo vive para sempre, no meio de vós. Aleluia! Aleluia!
Todos: Aleluia! Aleluia!


Padre: Cristo encha de alegria e de paz esta família. Aleluia! Aleluia!
Todos: Aleluia! Aleluia!


Padre: Senhor Jesus, vivo e ressuscitado, ao festejarmos, nesta casa, a alegria da Páscoa, dá-nos as mãos e os passos livres, para irmos ao encontro da Tua grande família, reunida, cada domingo, à mesa da Eucaristia. Aleluia! Aleluia!
Todos: Aleluia! Aleluia!


Depois destas orações e de o padre aspergir a casa com água benta, o sacristão dá a Cruz a beijar, começando pelo dono da casa e depois aos restantes, que se dispõem à volta da sala. Seguidamente o padre cumprimenta cada pessoa, individualmente, e dá um "santinho" com a imagem de Cristo ressuscitado e as orações rezadas aos donos da casa.


As casas que recebem o compasso colocam flores à entrada, assim o compasso ao passar vê as flores e entra. Juntam-se muitas pessoas, entre familiares e amigos, para beijar a Cruz.
Em cada casa há uma mesa bem farta, com variadas iguarias, e é normalmente o padre o primeiro a comer ou beber dela, embora também haja quem tenha duas mesas: uma principal, na sala onde se beija a Cruz e que será apresentada ao padre em primeiro lugar, e outra com iguarias mais simples na cozinha, no jardim ou no alpendre, de onde se vão servindo os convivas enquanto esperam o compasso.
Depois de o padre e os restantes membros do compasso se servirem (um pouquinho, pois há muitas mesas a visitar na freguesia) todas as pessoas se servem dessa mesa à vontade.
Há quem saia junto com o padre, para ir beijar a Cruz noutras casas, e há quem fique a comer e conversar com essa família.
Isto acontece em três dias: Domingo de Páscoa, Segunda-feira de Páscoa e Domingo de Pascoela.
Nestes dias estreia-se roupa nova. Nas casas faz-se limpeza a fundo, tudo muito bem limpo. Cozinha-se muito nos dias anteriores, para depois comer e dar a comer às visitas.
Nestes dias os afilhados recebem o folar, dos padrinhos. Antigamente o folar era composto por petins (espécie de pão comprido) ovos cozidos pintados e amêndoas, mas atualmente é em dinheiro ou roupa.
São três dias de festa e muita alegria, havendo um despique saudável em relação ao dia em que o tempo estará melhor, cada lugar quer que no seu dia esteja mais bom tempo dos que nos outros, para mostrar de quem o Senhor gosta mais (rsrs).

Ps: Não tirei fotos porque as pessoas não se sentem à vontade e tenho de respeitar.


Cristo ressuscitou, aleluia, aleluia!

3 comentários:

Ailime disse...

Olá Felipa boa noite!
Que belas imagens bem demonstrativas de quanto o compasso tem um significado pascal tão intenso em muitas regiões do nosso País e aí no Norte, bem vincado.
Eu sou do centro e moro perto de Sintra desde criança.
Tenho pena que nem na minha terra nem por aqui se faça esta visita.
Agradeço-lhe muito esta partilha e gostei de ler a oração que desconhecia.
(Apenas as limpezas da casa e as ofertas aos afilhados são comuns :))
Que o Senhor ressuscitado lhe conceda muitas bênçãos e a sua Família.
Beijinhos.
Ailime

Ailime disse...

Olá Felipa,
Hoje, 2º Domingo da Páscoa, deixo-lhe um abraço na Paz do Senhor.
Com a minha amizade,
Ailime

Regina F.Murbach disse...

Felipa, boa semana. Muito bonito o compasso do rito pascal em sua terra. Nós apenas participamos da missa no sábado de aleluia, no domingo pascal. Um forte abraço cristão. Regina.