Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vivendo a Quaresma


Ainda o jejum

A Igreja Católica Apostólica Romana coloca como preceito o jejum na Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e na Quarta-feira de Cinzas, no entanto, é possível e recomendável lançar mão desta arma eficaz todas as sextas-feiras.

O jejum que agrada a Deus vai muito além das práticas de mortificação ou abstinência. O verdadeiro jejum deve partir do coração, provocar libertação e mudança de vida, ou seja, de comportamento. Senão, de nada vale, visto que a maior prova da vida de oração e jejum é o bem comum, cujo objectivo deve mudar o comportamento de quem o pratica com Deus e com os irmãos. De que adianta rezar muito e fazer exercícios espirituais se o comportamento de quem os pratica não muda?

Os santos sempre fizeram do jejum uma arma poderosa contra as forças malignas. A fé exige actos práticos e concretos, que revelem os resultados da conversão.

Oração:

Deus de infinita bondade, que nos mandais ouvir o vosso Filho muito amado, fortalecei-nos com o alimento interior da vossa palavra, de modo que, purificado o nosso olhar espiritual, possamos alegrar-nos um dia na visão da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.

(recebi por e-mail)

3 comentários:

Ailime disse...

Amiga Felipa,
Uma excelente reflexão sobre o Jejum.
Se fizermos jejum no nosso coração conseguimos transportá-los para a nossa vida em actos concretos de amor e solidariedade.
Beijinhos.
Ailime

Alfa & Ômega disse...

Ah! Felipa, consegui fazer jejum só meio dia. Mas fiquei feliz. tenho praticado outras coisascomo pequenos sacrifícios oferecidos. Valeu seu post!

aguarela disse...

Olá Felipa!
Tem razão no que diz!Sim,de que adianta fazer mortificações e exercícios se se fica na mesma?!
De que vale isso tudo se vejo alguém necessitado,quer de pão quer de uma palavra de conforto,e passo adiante como se aquilo não fosse comigo?!
O verdadeiro jejum abre-nos ao próximo,,,a todos sem excepção.
Muito boa chamada de atenção,para mim.Obrigada!
Paz e bem !!!